Home
Home
Home
Pinturas
Objetos | Esculturas
Home
Objetos | Esculturas
.
 
2000
.
.

 
.
.
 
. .
 
Sol vermelho
fios de cobre,vidro e peças metálicas diam.30 cm.
Montagem na Galeria


"Os analistas vêem, na imagem da rede, um símbolo da busca, no inconsciente, da anamnese, cuja função é a de trazer ao umbral da consciência, como peixes das profundezas do mar, as mais long╠nquas e mais recalcadas recordações. O próprio céu , às vezes, é comparado a uma rede, sendo as estrelas uma espécie de nós de malhas invisíveis; o que significaria a impossibilidade de se fugir a este universo e a ação de suas leis."
.
"O simbolismo do fio é essencialmente o do agente que liga todos os estados da existência entre si, e ao seu Princípio."
.
"Os metais são elementos planetários do mundo subterrâneo; os planetas, os metais do céu: o simbolismo de uns e de outros é paralelo. Os metais simbolizam energias cósmicas solidificadas e condensadas."
.
"Na literatura e na arte religiosa os nós simbolizam o poder que liga e desliga. Simbolizam a união de dois seres ou um liame social, até mesmo um liame cósmico com a vida primordial."
.
"O cristal é um embrião: ele nasce da terra, da rocha. Sua transparência ╚ um dos mais belos exemplos da união dos contrários: se bem que material, permite que se veja através dele, como se material não fora. Representa assim o plano intermediário entre o visível e o invisível."
.
Cita┴×es: Diccionário de Símbolos
Jean Chevalier e Alain Gheerbrant
Escadas
fios de cobre,vidro e peças metálicas | .35 x 50 cm.
Falso brilhante
fios de ouro, zicornia e vidro | diam.18 cm.
   
.
.
   
Copyright © Adriana Banfi 2002-2010
.
.