|  
                                                    
                                                   | 
                                                   
                                                     
                                                      
                                                         
                                                           
                                                             
                                                              
                                                                 
                                                                  |  
                                                                    
                                                                    
                                                                   | 
                                                                   
                                                                     
                                                                      
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | Fazem 
                                                                            10 
                                                                            anos 
                                                                            que 
                                                                            os 
                                                                            fragmentos 
                                                                            de 
                                                                            figuras, 
                                                                            executados 
                                                                            por 
                                                                            Adriana 
                                                                            Banfi, 
                                                                            em 
                                                                            aquarelas 
                                                                            suaves, 
                                                                            mas 
                                                                            concisas, 
                                                                            forraram 
                                                                            as 
                                                                            paredes 
                                                                            de 
                                                                            minha 
                                                                            galeria. 
                                                                            Foi, 
                                                                            naquele 
                                                                            momento, 
                                                                            nos 
                                                                            fundos 
                                                                            dessas 
                                                                            aquarelas, 
                                                                            que 
                                                                            se 
                                                                            abriu 
                                                                            a 
                                                                            possibilidade 
                                                                            de 
                                                                            uma 
                                                                            experiência 
                                                                            abstrata 
                                                                            para 
                                                                            a 
                                                                            artista. 
                                                                             
                                                                             | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | Experiência 
                                                                            que 
                                                                            Adriana 
                                                                            captou 
                                                                            e 
                                                                            desenvolveu 
                                                                            com 
                                                                            grande 
                                                                            paixão 
                                                                            e 
                                                                            uma 
                                                                            técnica 
                                                                            apurada, 
                                                                            em 
                                                                            temas 
                                                                            onde, 
                                                                            muitas 
                                                                            vezes, 
                                                                            sentimos 
                                                                            os 
                                                                            sons 
                                                                            musicais 
                                                                            que 
                                                                            "embalam" 
                                                                            suas 
                                                                            tardes 
                                                                            de 
                                                                            pintura. | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          |  
                                                                            E, 
                                                                            agora, 
                                                                            com 
                                                                            "As 
                                                                            quatro 
                                                                            estações" 
                                                                            como 
                                                                            fundo 
                                                                            ela 
                                                                            apresenta 
                                                                            essa 
                                                                            série 
                                                                            de 
                                                                            contrastes 
                                                                            e 
                                                                            passagens 
                                                                            onde, 
                                                                            estética 
                                                                            e 
                                                                            musicalmente, 
                                                                            cor 
                                                                            e 
                                                                            forma 
                                                                            se 
                                                                            fundem. | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          |  
                                                                            
                                                                           | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          |  
                                                                             Pinturas 
                                                                              da 
                                                                              exposição 
                                                                              | 
                                                                              acrílico 
                                                                              sobre 
                                                                              tela 
                                                                             
                                                                           | 
                                                                         
                                                                       
                                                                     
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  | . | 
                                                                   
                                                                     . 
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  | . | 
                                                                  . | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |  
                                                                      
                                                                     
                                                                   | 
                                                                   
                                                                     
                                                                       
                                                                       
                                                                      
                                                                         
                                                                          |  
                                                                             Adriana 
                                                                              Banfi 
                                                                              atinge 
                                                                              na 
                                                                              sua 
                                                                              pintura 
                                                                              atual 
                                                                              propriedades 
                                                                              que 
                                                                              vem 
                                                                              somando 
                                                                              de 
                                                                              técnicas 
                                                                              experimentadas 
                                                                              anteriormente: 
                                                                              aquarela 
                                                                              e 
                                                                              gravura, 
                                                                              principalmente. 
                                                                              A 
                                                                              artista 
                                                                              quer 
                                                                              fazer 
                                                                              da 
                                                                              cor 
                                                                              uma 
                                                                              entidade 
                                                                              autónoma, 
                                                                              ao 
                                                                              inserir 
                                                                              na 
                                                                              densidade 
                                                                              da 
                                                                              pintura 
                                                                              abstracta 
                                                                              a 
                                                                              transparência 
                                                                              da 
                                                                              aquarela. 
                                                                              Ao 
                                                                              mesmo 
                                                                              tempo, 
                                                                              contrapondo-se 
                                                                              ý 
                                                                              ríspida 
                                                                              textura, 
                                                                              fruto 
                                                                              da 
                                                                              rugosidade 
                                                                              da 
                                                                              superfÌcie 
                                                                              da 
                                                                              tela, 
                                                                              Banfi 
                                                                              aproxima-se 
                                                                              de 
                                                                              processos 
                                                                              da 
                                                                              gravura 
                                                                              (incisione), 
                                                                              enquanto 
                                                                              harmoniza 
                                                                              todo 
                                                                              esse 
                                                                              universo 
                                                                              com 
                                                                              um 
                                                                              grafismo 
                                                                              essencial 
                                                                              no 
                                                                              equilÌbrio 
                                                                              e 
                                                                              expressivo 
                                                                              no 
                                                                              gesto. 
                                                                               
                                                                               
                                                                           | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          |  
                                                                              
                                                                              Cada 
                                                                              técnica 
                                                                              traz 
                                                                              em 
                                                                              si 
                                                                              sua 
                                                                              linguagem 
                                                                              subjacente. 
                                                                              Adriana 
                                                                              Banfi 
                                                                              retira 
                                                                              da 
                                                                              aquarela 
                                                                              a 
                                                                              fluidez 
                                                                              das 
                                                                              transparências; 
                                                                              enquanto 
                                                                              a 
                                                                              gravura 
                                                                              da-lhe 
                                                                              disciplina, 
                                                                              textura 
                                                                              e 
                                                                              profundidade, 
                                                                              espécie 
                                                                              de 
                                                                              anteparo 
                                                                              ao 
                                                                              melífluo 
                                                                              da 
                                                                              aquarela, 
                                                                              anulando 
                                                                              assim 
                                                                              a 
                                                                              possibilidade 
                                                                              de 
                                                                              uma 
                                                                              dessas 
                                                                              linguagens 
                                                                              sobrepujar 
                                                                              a 
                                                                              outra, 
                                                                              dominando 
                                                                              a 
                                                                              obra. 
                                                                              Ao 
                                                                              contrário, 
                                                                              por 
                                                                              serem 
                                                                              antagónicas 
                                                                              em 
                                                                              suas 
                                                                              propostas, 
                                                                              ambas 
                                                                              se 
                                                                              anulam, 
                                                                              deixando 
                                                                              ý 
                                                                              pintura 
                                                                              uma 
                                                                              fenda 
                                                                              para 
                                                                              o 
                                                                              emergir 
                                                                              de 
                                                                              sua 
                                                                              autonomia. 
                                                                              Para 
                                                                              conseguir 
                                                                              esses 
                                                                              efeitos 
                                                                              de 
                                                                              aguada 
                                                                              e 
                                                                              de 
                                                                              textura, 
                                                                              a 
                                                                              artista 
                                                                              emprega 
                                                                              a 
                                                                              tinta 
                                                                              acrílica, 
                                                                              na 
                                                                              qual 
                                                                              pode 
                                                                              realizar 
                                                                              a 
                                                                              témpera 
                                                                              adequada, 
                                                                              ora 
                                                                              tornando-a 
                                                                              mais 
                                                                              fluídica, 
                                                                              em 
                                                                              busca 
                                                                              de 
                                                                              transparências, 
                                                                              ora 
                                                                              densas 
                                                                              rugosidades. 
                                                                           | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          |  
                                                                              
                                                                              Todas 
                                                                              as 
                                                                              artes 
                                                                              querem 
                                                                              ter 
                                                                              a 
                                                                              autonomia 
                                                                              de 
                                                                              linguagem 
                                                                              da 
                                                                              música. 
                                                                              Isto 
                                                                              é, 
                                                                              todas 
                                                                              buscam 
                                                                              ter 
                                                                              uma 
                                                                              linguagem 
                                                                              que 
                                                                              seja 
                                                                              sua 
                                                                              e 
                                                                              se 
                                                                              sua, 
                                                                              sem 
                                                                              qualquer 
                                                                              dependência. 
                                                                              Pintura 
                                                                              é 
                                                                              cor, 
                                                                              e 
                                                                              cor 
                                                                              é, 
                                                                              em 
                                                                              si 
                                                                              mesma, 
                                                                              expressão. 
                                                                              Esta, 
                                                                              uma 
                                                                              descoberta 
                                                                              da 
                                                                              arte 
                                                                              moderna, 
                                                                              revelação 
                                                                              do 
                                                                              impressionismo, 
                                                                              tendo 
                                                                              como 
                                                                              precursores 
                                                                              os 
                                                                              venezianos, 
                                                                              que 
                                                                              já 
                                                                              faziam 
                                                                              a 
                                                                              pintura 
                                                                              refletir 
                                                                              a 
                                                                              luz 
                                                                              ambiental, 
                                                                              já 
                                                                              na 
                                                                              primeira 
                                                                              metade 
                                                                              do 
                                                                              século 
                                                                              XIX. 
                                                                               
                                                                           | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | Adriana 
                                                                            Banfi 
                                                                            iniciou-se 
                                                                            pelo 
                                                                            impressionismo. 
                                                                            Neste 
                                                                            movimento 
                                                                            deu-se 
                                                                            a 
                                                                            redescoberta 
                                                                            da 
                                                                            cor, 
                                                                            cor 
                                                                            a 
                                                                            plein 
                                                                            air, 
                                                                            a 
                                                                            cor 
                                                                            fenómeno 
                                                                            natural, 
                                                                            imersa 
                                                                            na 
                                                                            luz 
                                                                            atmosférica, 
                                                                            a 
                                                                            Cor-Luz, 
                                                                            cor 
                                                                            realidade 
                                                                            objetiva. 
                                                                            Por 
                                                                            isso, 
                                                                            devemos 
                                                                            ver 
                                                                            a 
                                                                            obra 
                                                                            de 
                                                                            Adriana 
                                                                            Banfi 
                                                                            como 
                                                                            música 
                                                                            visual. 
                                                                            As 
                                                                            vezes, 
                                                                            música 
                                                                            de 
                                                                            cámara, 
                                                                            grave, 
                                                                            de 
                                                                            cores 
                                                                            leves 
                                                                            sem 
                                                                            os 
                                                                            ruidosos 
                                                                            metais; 
                                                                            outras 
                                                                            vezes, 
                                                                            música 
                                                                            de 
                                                                            tons 
                                                                            rasgantes, 
                                                                            trazendo 
                                                                            tonalidades 
                                                                            solares 
                                                                            para 
                                                                            o 
                                                                            solo 
                                                                            de 
                                                                            sopros, 
                                                                            deixando 
                                                                            de 
                                                                            lado 
                                                                            as 
                                                                            transparências 
                                                                            dos 
                                                                            sons 
                                                                            de 
                                                                            cravo 
                                                                            bem 
                                                                            temperado, 
                                                                            trocando-as 
                                                                            pelos 
                                                                            agudos 
                                                                            jazzísticos 
                                                                            do 
                                                                            amarelo 
                                                                            e 
                                                                            do 
                                                                            vermelho. 
                                                                            Junte-se 
                                                                            a 
                                                                            tudo 
                                                                            isso 
                                                                            o 
                                                                            grafismo 
                                                                            temperador 
                                                                            de 
                                                                            sua 
                                                                            pintura, 
                                                                            como 
                                                                            se 
                                                                            Adriana 
                                                                            Banfi 
                                                                            riscasse 
                                                                            na 
                                                                            tela 
                                                                            a 
                                                                            pauta 
                                                                            visual 
                                                                            de 
                                                                            um 
                                                                            diário 
                                                                            íntimo. 
                                                                             | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | . | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | Alberto 
                                                                            Beuttenmuller 
                                                                             | 
                                                                         
                                                                         
                                                                          | Membro 
                                                                            da 
                                                                            Associação 
                                                                            Brasileira 
                                                                            de 
                                                                            Críticos 
                                                                            de 
                                                                            Arte 
                                                                            e 
                                                                            da 
                                                                            Associação 
                                                                            internacional 
                                                                            de 
                                                                            Críticos 
                                                                            de 
                                                                            Arte 
                                                                            (AICA-UNESCO). | 
                                                                         
                                                                       
                                                                       
                                                                       
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                   
                                                                     
                                                                     
                                                                     | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                  . | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |  
                                                                    
                                                                    
                                                                   | 
                                                                   
                                                                    
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                   
                                                                     
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |  
                                                                    
                                                                   | 
                                                                   
                                                                    
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                   
                                                                     
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                  . | 
                                                                 
                                                                 
                                                                    | 
                                                                   
                                                                    
                                                                   | 
                                                                 
                                                                 
                                                                  |   | 
                                                                   
                                                                    
                                                                   | 
                                                                 
                                                               
                                                             
                                                           | 
                                                         
                                                       
                                                     
                                                   |