Home
Home
Home
Pinturas
Objetos | Esculturas
Home
Objetos | Esculturas
.
.

..Mandalas

..

.
A mandala é literalmente um círculo, ainda que o seu desenho seja complexo e muitas vezes se encerre em uma moldura quadrada.
.
A mandala é uma imagem ao mesmo tempo sintética e dinamogênica, que representa e tende a superar as oposições do múltiplo e do uno, do decomposto e do integrado, do diferenciado e do indiferenciado, do exterior e do interior, do difuso e do concentrado, do visível aparente ao invisível real, do espaço-temporal ao intemporal e extra-espacial.
 
 
 
Conjunto de mandalas....
.

C. G. Jung recorre à imagem mandala para designar uma representação simbólica da psique, cuja essência nos é desconhecida. Ele observou, assim como seus discípulos, que essas imagens são usadas para consolidar o seu interior ou para favorecer a meditação em profundidade.

.
A contemplação de uma mandala supostamente inspira a serenidade, o sentimento de que a vida reencontrou o seu sentido e sua ordem.
.
A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica, se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce função estimulante e criadora.
 
   
Copyright © Adriana Banfi 2002-2009
.